Apresentação

O Projeto Cinestésico é um projeto de ensino, pesquisa e extensão que pretende aproximar a educação e o cinema. Apropriando-se do jogo lúdico que a composição sonora da figura de linguagem sinestesia sugere, o Cinestésico tem como objetivo promover espaços de comunhão de sensações audiovisuais.
Criado em 2008, o Projeto é coordenado pelas professoras Virgínia de Oliveira (CE/UFPB) e Marília Campos (LEC/URFRJ) e sua equipe colaboradora é formada por estudantes de Comunicação Social, Pedagogia, Educação Física, Filosofia e História.
Além da viabilização desses espaços, o Cinestésico toma como objeto de estudo o processo de ressignificação promovido a partir dos produtos audiovisuais compartilhados, visando também a produção de obras audiovisuais.
A proposta é difundir e exibir produtos audiovisuais em diferentes instituições de ensino (superior e básico), a fim de iniciar os sujeitos nas linguagens audiovisuais, capacitando-os em sua formação na leitura reflexiva das mídias e de criações experimentais. Nesse processo, de leitura e produção, procura-se pesquisar as formas de produção de conhecimento implicadas nas linguagens audiovisuais, aproximando diferentes níveis e instituições de ensino e viabilizando contrução de conhecimentos de diferentes áreas disciplinares.